Quem sou eu

Minha foto
Super mãe, esposa, amiga e mulher de fé... A internet é um meio de comunicação que utilizo para a evangelização. Só quem segue sem entender, entende o que é confiar. Faz-me fiel, Jesus. Estou com deus até o fim, mesmo sem entender.

Seguir Jesus

TERÇO DA MISERICÓRDIA (De Seg a Sex às 15 horas) Na Web radio Beatitudes**

Banda Trinum

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

AS BEM-AVENTURANÇAS


Na montanha, Jesus proclama as bem-aventuranças como o caminho da libertação e do amor, para ser o fermento da transformação do mundo. As bem-aventuranças não têm o mesmo caráter que os mandamentos. Elas são um convite e uma proposta de vida nova, na prática da justiça que conduz à paz.

Priorizando o direito à vida plena, conforme a vontade do Pai, Jesus empenha-se em remover as cadeias da lei injusta e opressora. Realiza-se o anúncio de Maria em seu cântico, por ocasião da visita a sua prima Isabel, ambas grávidas: “O Senhor agiu com a força de seu braço, dispersou os homens de coração orgulhoso. Depôs os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes. Cumulou de bens os famintos e despediu os ricos de mãos vazias”.(Lc1,51-53).

Há, no conjunto das bem-aventuranças, várias propostas de felicidade. As três primeiras salientam a construção da nova sociedade: “felizes os misericordiosos” (um convite à partilha); “os puros de coração” (o coração é, para o judeu, a sede das opções, é de lá que brotam as decisões do ser humano) “os que promovem a paz” (tanto no aspecto pessoal como no social).

A prática libertadora do amor subverte a ordem dos ricos poderosos e violentos. Quem assume essa prática fica sob ameaça da perseguição e difamação. E muitos foram os que tiveram a vida imolada por sua solidariedade com os empobrecidos, humilhados e explorados. Porém, a alegria de unir sua visa com a vida de todos, em comunhão com o Pai, é eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário