Quem sou eu

Minha foto
Super mãe, esposa, amiga e mulher de fé... A internet é um meio de comunicação que utilizo para a evangelização. Só quem segue sem entender, entende o que é confiar. Faz-me fiel, Jesus. Estou com deus até o fim, mesmo sem entender.

Seguir Jesus

TERÇO DA MISERICÓRDIA (De Seg a Sex às 15 horas) Na Web radio Beatitudes**

Banda Trinum

quinta-feira, 14 de julho de 2011

NOVENAS A NOSSA SENHORA


 
NOVENAS À VIRGEM MARIA.
 
Novena das Três Ave-Marias

I. Oh! Maria, Virgem Poderosa, para a qual nada é impossível: vos suplico, pelos poderes com que vos distinguiu Deus Pai Onipotente, que me socorrais na presente necessidade.
E, se pois podeis valer-me, não me abandoneis, Oh! Advogada das causas mais desesperadas.
Nisto está interessada a glória de Deus, vossa honra e o bem de minha alma.
Se, pois, como o suponho, a graça que peço está conforme com a amabilíssima e santíssima vontade de Deus, intercedei, onipotência suplicante, por mim ante vosso Filho, que nada vos pode negar.
De novo vos peço por esse poder ilimitado que vos comunicou o Pai Celestial, enquanto, para celebrá-lo, vos digo com Santa Matilde, a quem revelastes a prática saudável das três Ave-Marias:

Rezar a primeira Ave-Maria.

 
II. Puríssima Virgem, justamente chamada Trono da Sabedoria porque em Vós morou a sabedoria incriada, o Verbo de Deus e vos comunicou toda a plenitude de sua divina ciência na medida que podia participa-la a mais perfeita de todas as criaturas ... Vós sabeis bem quão grande é minha necessidade que tenho de vosso auxílio.
Me abandono, pois, de todo em vossas mãos confiando que em vossa divina sabedoria ordenareis tudo com força e suavidade à maior glória de Deus e proveito de minha alma e que pelos meios mais convenientes acudireis a socorrer minha necessidade.
Oh! Maria da divina sabedoria!, dignai-vos alcançar-me o dito favor que solicito.
Vos peço por essa inefável sabedoria com que o Verbo, Filho vosso, ilustrou vossa inteligência, enquanto para celebrá-la, vos digo com Santo Antônio de Pádua e São Leonardo de Porto Maurício, zelosíssimos propagadores das três Ave-Marias:

Rezar a segunda Ave-Maria.

III. Oh! Mãe terna e amável, verdadeira Mãe de Misericórdia!, Que nestes últimos tempos vos haveis chamado, vós mesma, "Mãe toda misericórdia", a Vós acudo para que useis comigo a compaixão e bondade, com maior força quanto maior é minha miséria.
Bem sei que de maneira alguma sou merecedor da graça que de Vós espero, já que tantas vezes tenho falhado, ofendendo a vosso Divino Filho.
Culpado sou, mas estou sinceramente arrependido de haver traspassado com meus pecados o amante Coração de Jesus e o vosso.
Não sois Vós, por outra parte, segundo o revelastes a vossa serva Santa Brígida, a "Mãe dos pecadores arrependidos"?.
Perdoai-me, pois, minhas passadas ingratidões e, tendo só em conta vossa misericórdiosa bondade e a glória que de ela resultará para Deus e para Vós mesma, obtende da divina misericórdia a graça que imploro mediante vossa intercessão.
Oh! Vós, a quem ninguém tem implorado em vão!, Oh! celestial, Oh! piedosa, Oh! Doce Virgem Maria!, digai-vos socorrer-me; vos peço por essa misericordiosa bondade de que em favor vosso vos tem enchido o Espírito Santo, enquanto para celebrá-la, vos digo com São Alfonso de Ligório, incomparável apóstolo de vossa misericórdia e autor das três Ave-Marias:
 
Rezar a terceira Ave-Maria.

Ao final se diz por três vezes:
"Maria, mãe minha, livrai-me de cair em pecado mortal!


NOVENAS À VIRGEM MARIA.
 
Novena da Confiança

Mãe amável de minha vida Auxilio dos cristãos; a graça que necessito ponho em vossas benditas mãos.
Deus vos salve Maria…

Vós que sabes meus pesares pois todos a vos os confio
Dai a paz aos perturbados e alivio ao coração meu.
Deus vos salve Maria…

E ainda que Vosso amor não mereço não recorrerei a Vós em vão pois sois Mãe de Deus. E auxilio dos cristãos.
Deus vos salve Maria…

Lembrai-vos, Oh! Mãe Santa! Que jamais se ouviu dizer Que alguém que vos tenha implorado; Sem teu auxilio receber.
Por isso com fé e confiança cheio de amor e esperança; Este favor eu vos peço: Pedir a graça que se deseja e dizer sete vezes:

"Santa Maria milagrosa, rogai ao Senhor Jesus por nós, e pelo mundo inteiro".
 
 

NOVENAS À VIRGEM MARIA.
 
Novena à Nossa Senhora do Bom Remédio

Com o objetivo de resgatar os cristãos escravizados na África e no Oriente Médio, São João da Mata e São Felix de Valois fundaram em 1198 a Ordem Hospitalar da Santíssima Trindade. Precisavam, para isso, de vultosas somas em dinheiro. Recorreram, então, ao auxílio de Maria Santíssima, o remédio para todas as necessidades que encontramos na vida.
Foram abundantemente atendidos e conseguiram libertar da escravidão milhares de irmãos na Fé.
Como gratidão, passaram a honrar a Mãe de Deus sob o título de Nossa Senhora do Bom Remédio.
Desde essa época, incontáveis fiéis pedem a Nossa Senhora do Bom Remédio ajuda de modo especial em suas necessidades financeiras. E não recorrem em vão à mais bondosa de todas as mães.

Oração:
Oh! Rainha do Céu e da Terra, Santíssima Virgem, nós Vos veneramos.
Vós sois a Filha bem-amada do Deus Altíssimo, a eleita Mãe do Verbo Encarnado, a imaculada Esposa do Espírito Santo, o sagrado Vaso da Altíssima Trindade.
Ó Mãe do Divino Redentor, que, sob o título de Nossa Senhora do Bom Remédio, vindes em ajuda de todos os que Vos invocam, estendei a nós a vossa proteção maternal.
Dependemos de Vós, Oh! querida Mãe, como filhos sem ajuda e necessitados dependem de mãe terna e cuidadosa.
Ave-Maria...

Nossa Senhora do Bom Remédio, fonte de ajuda infalível, permiti-nos retirar de vosso tesouro de graças, nos momentos de necessidade, tudo quanto precisarmos.
Tocai os corações dos pecadores, para procurarem a reconciliação e o perdão. Confortai os aflitos e os abandonados, ajudai aos pobres e aos que perderam a esperança, amparai os enfermos e os que sofrem.
Possam eles ser curados de corpo e alma, e fortalecidos no espírito para suportar seus sofrimentos com paciente resignação e fortaleza cristã.
Ave-Maria...

Querida Senhora do Bom Remédio, fonte de ajuda infalível, vosso Coração compassivo conhece o remédio para toda aflição e miséria que encontramos na vida.
Ajudai- nos, com vossas orações e intercessão, a encontrar remédio para nossos problemas e necessidades, especialmente... (Faça aqui os pedidos que deseja.)
De nossa parte, Oh! amorosa Mãe, nós nos comprometemos a um estilo de vida mais intensamente cristão, a uma observância mais cuidadosa da Lei de Deus, a sermos mais conscientes em cumprir as obrigações do nosso estado de vida, e a esforçar-nos para sermos instrumentos de salvação neste mundo arruinado.
Querida Senhora do Bom Remédio, nós Vos pedimos que estejais sempre presente junto a nós e, por vossa intercessão, possamos gozar de saúde de corpo, de paz de espírito, e crescer na Fé e no amor ao vosso Filho, Jesus.
Ave-Maria...

Rogai por nós, Oh! Santa Mãe do Bom Remédio.
 

 
NOVENAS À VIRGEM MARIA.
 
Novena à Nossa Senhora Rosa Mística

Rosa Mística, Mãe da Divina Graça. Bendita sois porque deste a humanidade a vosso Divino Filho Jesus Cristo, autor da Graça.

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

Rosa Mística, Bendita sois porque vosso Divino Filho nos alcançou a graça morrendo na cruz, cooperando Vós com Ele nesse momento, quando uma espada de dor traspassou vossa alma.
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

Rosa Mística, Mãe nossa, voltai vosso amoroso olhar sobre todos os homens, a Vós clamamos e suplicamos que nos obtenhas as graças que nos conferem o batismo, a penitência e os demais sacramentos.

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

Rosa Mística, Mãe da Divina Graça, fazei que todos cheguemos a Casa do Pai Celestial já que todos somos filhos vossos e filhos de Deus. Vos rogo que olheis minha alma, tão pobre e indigna e cuides dela.

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

Rosa Mística, vosso que dais a quem queiras e dais quando e como queiras, eu confio em Vós e abro meu coração. Fazei irradiar vossa luz em minha alma e que vosso maternal amor com força misericordiosa abrase meu coração e o encha de alegria, humildade e paz.
 
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

Rosa Mística, Vós que como Mãe tens maior preocupação pelos mais necessitados do vosso socorro. Eu vos imploro em todas as minhas necessidades espirituais e corporais e agora muito especialmente vos suplico me concedas esta graça que vos peço.

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

Rosa Mística, Vós que sois Mãe de Jesus Cristo e Mãe da Divina Graça, Vós que sois Mãe de misericórdia e Mãe da Vida, vosso que sois nossa Mãe bondosa e nossa esperança encerre-me em vosso Coração Imaculado e socorrei-me. Amém.

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

Rosa Mística rogai a Jesus por nós. (Três vezes).

Deus te salve Rainha e Mãe.



NOVENAS À VIRGEM MARIA.
 
Novena a Nossa Senhora das Mercês I

Virgem e Senhora Nossa das Mercês, a vós suplicamos que, mediante vossa maternal intercessão ante vosso Filho Jesus Cristo, nos alcances a graça de nos vermos livres das angústias e sofrimentos humanos, tão freqüentes neste mundo que vivemos; e concedais consolo abundante para todos os que vivem aflitos e na opressão ou marginalização.
Vos rogamos também, vos que sois libertadora de cativos, nos alcances a verdadeira liberdade dos filhos de Deus e nos faças livres de qualquer escravidão, de modo que experimentemos em nós a alegria da salvação. Amém.
Se pede a graça espiritual ou temporal que se deseja.

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória...



NOVENAS À VIRGEM MARIA.
 
Novena a Nossa Senhora das Mercês II

Oração Inicial: Invocação a Nossa Senhora das Mercês.

Mãe querida das Mercês: Com a simples confiança de filhos, recorremos a ti.
Vimos aos teus pés de rainha e mãe de misericórdia, suplicando o teu poderoso auxílio.
O nosso mundo vive aprisionado em tantas formas de escravidão e opressão.
Nosso tempo não é menos atribulado que aquele em que tu, compadecida da terra, inspiraste a fundação de uma Ordem religiosa, destinada à redenção dos cativos cristãos.
Novas formas de escravidão social, política ou psicológica-que derivam, em última instancia, da corrupção do pecado surgem a cada dia.
Aqui nos tens, Oh! Mãe das Mercês, também nós, lutando para livrar-nos de tantas cadeias e opressões do nosso mundo.
Ajuda-nos com a tua misericórdia, para que possamos recuperar a feliz liberdade dos filhos de Deus. Amém.

Orações Finais

Mãe das Mercês: Nosso espírito sente-se confortado cada vez que a ti recorremos. Uma doce esperança inunda o nosso ser, porque nos lembramos daquelas palavras de São Bernardo: "Nenhum daqueles que a vós tem recorrido, foi por vós desamparado".
Cheios de alegria voltamos à luta da vida, certos de que não nos faltará o teu auxílio.
Bendize-nos, Senhora, pois tua bênção é sinal da bênção divina. Amém.
Mãe das Mercês: com gratidão vos saudamos porque quiseste exercer tua misericórdia em favor dos homens.
Com teu amor materno cuidas dos irmãos de teu Filho, que ainda peregrinam e se encontram em perigos e dificuldades, até que sejam conduzidos à pátria bem-aventurada.
Por isso, a Igreja vos invoca com os títulos de advogada, auxiliadora, socorro, mediadora.
Nós vos aclamamos como mãe de miseric6rdia, porque quiseste vir, solícita, em favor de teus filhos cativos prestar-lhes o teu maternal auxílio. Com tua presença fiel colaboraste na obra salvadora do teu Filho.
Tu, Virgem redentora, fortaleceste a caridade de teus filhos redentores, na grande obra da libertação dos cativos cristãos.
Protege, Mãe das Mercês, a fé vacilante de tantos filhos teus, especialmente a daqueles que correm o risco de perdê-la.
Concede a plena liberdade a quantos dela carecem e lutam por consegui-la.
Ajuda, com amor solícito, os que vivem situações de injustiça: prisão ou enfermidade, fome ou sede, nudez ou desterro.
Faz que saibamos agradecer tua mercê para conosco; que gravemos tua imagem em nosso coração, de forma que toda nossa vida respire amor para contigo.
Dá-nos a força necessária para fazer presente, no meio dos homens, tua mensagem de amor e de liberdade. Amém.

Oremos:
Oh! Deus onipotente e misericordioso, que suscitaste, sob o patrocínio da Mãe do teu Filho, uma família de religiosos, imitadores da caridade de Cristo, até a entrega de si mesmos para libertar os fiéis cativos:
Faz que, guiados por Maria, inspiradora desta obra, dediquemos nossa vida a promover a verdadeira liberdade dos homens.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, teu Filho, que contigo vive e reina na unidade do Espírito Santo. Amém.
Pai misericordioso, que enviaste ao mundo teu Filho Jesus Cristo, Redentor nosso, com a maternal cooperação da Virgem Maria:
Concede a quantos a invocamos com o título das Mercês gozar a liberdade de filhos, que o Cristo Senhor nos mereceu com o seu sacrifício e possamos oferecê-la, incansavelmente, a todos os homens.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, teu Filho, que contigo vive e reina na unidade do Espírito Santo. Amém.

Primeiro Dia

Senhora e Mãe das Mercês:
Logo que o Anjo vos informou sobre a concepção do Filho de Deus no teu ventre, partiste, apressada, para a casa de Isabel, tua prima, para comunicar-lhe a alegria do grande acontecimento.
De posse de Deus, teu primeiro gesto foi participá-lo aos outros.
Ensina-me, Senhora, a partilhar aos demais a experiência de Deus.
O mundo de hoje vem, cada vez mais, distanciando-se Dele.
E a convivência entre os homens torna-se também cada vez mais difícil.
Dá-me a graça de me esforçar generosamente para ser, no mundo, testemunha do Reino de Deus; e ajudar a fazer da sua Igreja uma grande família.
Dá-me gestos de solidariedade, sobretudo aqueles que ajudam os homens a ser artífices livres de sua pr6pria libertação. Amém.

Segundo Dia

Virgem Santíssima das Mercês:
Desde o momento que acolheste a tua maternidade divina, tua grande preocupação foi cumprir, no mundo, o projeto misericordioso de Deus.
No canto solene que proferiste, não vos assombraste em denunciar a soberba dos poderosos e em proclamar a vez dos simples e dos humildes.
Nosso mundo julga-se, cada dia, mais auto-suficiente.
Faz que eu não reconheça outro Senhor do Mundo senão Deus.
Purifica o meu coração dos seus desejos arrogantes e torna minha alma simples para acolher os desígnios de Deus sobre mim.
Dá-me a coragem de falar em nome daqueles, cuja voz a sociedade reprime.
E leva-me a acolher com caridade o próximo, especialmente aqueles que o mundo mais despreza e marginaliza.

Terceiro Dia

Senhora das Mercês, Mãe de Misericórdia:
Quando o Anjo vos anunciara a Encarnação do Filho de Deus, eras apenas uma jovem de 15 anos: pobre, simples, humilde.
Mas, consciente do mundo e dos seus dramas; apaixonada por teu Deus, ansiosa por seus mistérios, disponível à sua graça; cheia de santidade e de amor.
Sem medo a respostas definitivas.
Ajuda-me a sentir esta jovialidade que reflete Deus.
Abre o meu coração para esta disponibilidade que O acolhe.
Dá-me a graça comunicativa do Seu amor; a caridade que alcança os outros, sobretudo os que, no mundo, mais necessitam de amor.
Que eu seja capaz de não parar em mim.
Mas, vendo os problemas do mundo e das pessoas, tenha a coragem de buscar soluções, que se encaminhem para a sua realização em Deus.

Quarto Dia

Mãe do Céu, Maria das Mercês, Senhora deste mundo sofrido:
Desde cedo, conheceste no mundo a miséria humana: Filha de pais pobres; esposa de um artesão, curtiste a pobreza e o sofrimento, o desprezo da tua raça, o exílio, a discriminação social, a repressão estrangeira, os esquemas injustos do poder a violência institucionalizada, a marginalização e a miséria do teu povo.
Mas vos mantiveste firme, mulher forte, diante de um mundo, que os homens tornaram grosseiro; e não perdeste a fé, nem o amor ao teu Deus e aos teus irmãos.
Acreditaste num mundo melhor. Confiaste que o futuro pertence ao bem e respondeste "Sim" ao plano Redentor de Deus.
Remedia, agora, Oh! Mãe, as nossas dificuldades.
Alivia as dores desta humanidade sofrida.
Liberta o homem das suas tendências de pecado.
Sê consolo na tribulação, saúde na enfermidade, força libertadora do pobre e do oprimido. Amém.

Quinto Dia

Virgem Santa das Mercês, Mãe da Humanidade, Senhora do Mundo:
Junto à Cruz, assistias, de pé, à morte do Teu Filho.
Naquela hora de agonia e de grande amor, Jesus vos entrega o seu Testamento: A Humanidade. "Mulher, eis aí Teu Filho".
Todos lhe pertenciam. Agora, todos são teus.
E acolheste, com ternura, no teu coração, todos os irmãos do teu Filho.
Sabias que estavas acolhendo uma humanidade pecadora, que faz cruzes para sacrificar os seus irmãos.
Sabias que estavas adotando uma multidão incontável de pessoas que, ao longo da história, só carregam sofrimentos e dores. Mesmo assim não hesitaste.
Faz, Senhora, que 0 meu coração saiba acolher, igualmente, a todos os que sofrem.
Especialmente os que padecem as penas do exílio e da guerra; as vítimas dos preconceitos, do terrorismo político e social; os que são feridos na sua dignidade e direitos fundamentais; os que são torturados e condenados, sem defesa; os doentes desassistidos, os pobres abandonados, os que passam fome e os desempregados; os que são marginalizados por qualquer motivo; os perseguidos por causa da sua fé e os que têm um espírito conturbado.
De todos alivia suas penas e concede-lhes tua graça. Amém.

Sexto Dia

Senhora das Mercês, honra do gênero humano, Mãe dos que esperam em ti:
No episódio do desaparecimento do teu Filho ficaste aflita e angustiada.
Ao encontrá-lo no Templo, entendeste que Ele ficara ali, para tratar, com os grandes do Povo, sobre as coisas de Deus.
Com o coração aliviado, foste tomada de um encanto maior, por aquela criança, que sob o teu cuidado, crescia em sabedoria e graça, diante de todos.
Faz que a humanidade aprenda da criança a ternura e a simplicidade.
Faz que a sociedade entenda que o amor e o cuidado com os pequenos, garante um mundo adulto mais sadio e harmonioso.
Vê quantas crianças perdidas, pequenos carentes menores abandonados.
Ninguém os busca; ninguém os faz crescerem.
Protege a Família, tem compaixão das mães que, por mil motivos, perdem os seus filhos.
Acolhe sob o teu olhar, os milhões de crianças perdidas no meio da sociedade.
Que a sua imagem desperte o coração dos homens para que usem os seus bens, de forma a servir os demais; e a todos dá-nos que amemos não só de palavra, mas com obras e de verdade (I Jo 3,16-20).

Sétimo Dia

Senhora Santíssima das Mercês, Redentora dos cativos:
Quando nos momentos difíceis os cristãos sofriam sob o jugo político e religioso de povos inimigos da mensagem salvadora do Evangelho, vos comoveste com a aflição dos que professavam a fé em Jesus Cristo e ouviste o grito dos cativos que perdiam a liberdade, por causa da sua fé.
Cheia de misericórdia, desceste e inspiraste, na terra, no coração de Pedro Nolasco e na consciência dos povos o espírito libertador de Deus, para restituir aos cativos a liberdade, e a todos os homens a Redenção.
Vê, de novo, Mãe das Mercês: nosso mundo padece, hoje, de terríveis situações de perseguição e cativeiro.
Derruba, pois, os muros que isolam as pessoas, quebra as cadeias dos oprimidos, liberta os corações aprisionados, alivia os espíritos sufocados, redime os homens de suas maldades, e concede a todos a verdadeira liberdade. Amém.

Oitavo Dia

Mãe das Mercês, Defensora dos oprimidos, Vitória dos que lutam:
Toda vez que os homens se obstinam num caminho sem saída, afastando-se do bem e fazendo sofrer aos seus irmãos, Tu, como mensageira de Deus, desces à terra; e movida de entranhável caridade, tentas salvar o que estava perdido.
Cheia de graça e de amor, suscitas no coração dos homens o espírito de acolhimento e de misericórdia.
Foi assim que envolveste o coração de São Pedro Nolasco com um imenso amor pelos cativos cristãos e o inspiraste para que organizasse um movimento de misericórdia e de defesa dos fracos e dos perseguidos por causa de sua fé.
Vê, agora, Senhora, nosso mundo, cheio de violências e conflitos; de ódios e injustiças; de perseguição, fome e misérias; de descrença, desespero e desamor.
E sensibiliza, uma vez mais, a consciência e a vontade dos homens para que se revistam de bondade e de tolerância; de justiça e de boas intenções. Amém.

Nono Dia

Mãe e Mercê de Deus para os homens:
Nossa América nasceu à sombra da Cruz de Jesus e desde o seu início se cobiçou debaixo de tua maternal proteção.
Ela é formosa e bela e no seu coração pulsa o amor de Deus e imenso carinho por ti.
Mas, os homens cobriram nossa América de opróbrios e de misérias; e a transformaram num lugar de dor e de sofrimento, para multidões intermináveis de filhos seus.
A pobreza, a enfermidade, o desemprego, o trabalho forçado, a violência, a repressão afligem a tantos irmãos nossos.
A fome, a miséria, o analfabetismo, a doença se estampam em milhões de olhos tristes e assustados.
Por viverem a paz do Evangelho, massas de cristãos agüentam lutas, golpes, cárceres (2Cor 6,310) e aceitam sofrimentos atrozes (2 Tm 1,8-2,3).
Mas que não riam de suas penas os maus e insensíveis.
Que a tolerância dos fracos não prolongue na História a injustiça e a maldade dos poderosos.
Que não se diga: "É um Continente pobre e atrasado porque se sujeitou à civilização cristã da submissão e da cruz".
Que o sofrimento e a aflição de tantos despertem a consciência dos que se acomodam ou ficam indiferentes.
Sensibiliza, Senhora, os corações dos poderosos para que se convertam.
Alivia e dá forças aos fracos para que resistam e não percam a fé. Amém.
 
 
 
NOVENAS À VIRGEM MARIA.
 
Novena a Nossa Senhora da Salette

Primeiro Dia            

Palavra de Maria:
"Se meu povo não se quer submeter sou forçada a deixar cair o braço de meu Filho.
É tão forte e tão pesado que não o posso mais sustentar."

Meditação:
Grave advertência!
A Virgem Maria chora sobre "seu povo".
Com ternura e firmeza, lembra-nos o essencial: só podemos ser salvos por Jesus, seu Filho, "a Quem Deus tudo submeteu" (1 Cor 15,26).
Com a força de seu amor, Deus quer nos salvar:
"Manifestando a força de seu braço, dispersa os homens de coração orgulhoso e exalta os humildes".
Cabe a nós escolher! Se recusamos seguir seu Filho, Maria nada pode fazer por nós ... a não ser chorar para nos convencer de nosso pecado.

Oremos:
Quando estamos desamparados, ensinai-nos, ó Mãe de Cristo, a olhar para vosso Filho.
Queremos lhe submeter todos os nossos pensamentos e palavras, nossas ações e afeições.
Que se manifeste em nós a força de seu amor.
Fazei nosso coração semelhante ao de vosso Filho.
E que Nele, vossos filhos, infiéis e dispersos, se tornem verdadeiramente "vosso povo". Amém.
Pai-Nosso, Ave-Maria e Lembrai-vos.

Segundo Dia

Palavra de Maria:
"Há quanto tempo sofro por vós! Se quero que meu Filho não vos abandone, sou incumbida de suplicá-lo sem cessar, e, quanto a vós, nem fazeis caso!"

Meditação:
As lágrimas e a Mensagem de Maria, em La Salette, nos recordam duas realidades: Ontem a Mãe das Dores, de pé, junto à Cruz de Jesus, recebia a missão de fazer de nós pessoas de fé:
"Eis teu filho!" Hoje, "o amor materno de Maria a torna atenta aos irmãos de seu Filho que ainda peregrinam, rodeados de perigos e dificuldades".
O próprio Jesus nos leva a contemplar Maria e a imitar sua fé inabalável, sua incessante oração e ativa caridade:
"Eis tua Mãe!"

Oremos:
Lembrai-vos, Mãe das Dores, de vossos sofrimentos por nós, no Calvário, unida a Paixão de vosso Filho.
Não cesseis de interceder por nós, junto a vosso Filho: que Ele não nos abandone em nosso pecado e indiferença; Que rompa as correntes de nossas injustiças, fortaleça nossos corações e nos ensine reconhecer seu Rosto sofredor em cada um de nossos irmãos doentes, marginalizados ou oprimidos. Amém.

Pai-Nosso, Ave-Maria e Lembrai-vos.

Terceiro Dia

Palavra de Maria:
"Dei-vos seis dias para trabalhar, reservei-me o sétimo, e não me querem conceder!"
Deixemo-nos questionar: sim, o sétimo dia a Deus pertence.
Ele o quis para nos libertar das contrariedades do trabalho, do círculo vicioso da produção e do consumismo, para nos fazer tomar consciência de que somos pessoas livres, dotadas de uma liberdade que é dom de Deus.
Ele reservou esse dia para que nos lembremos de que somos "filhos seus em Cristo", conduzidos por seu Espírito (Rom 8, 16).
Esse dia, que restitui nossa liberdade e dignidade, nos congrega também como irmãos, irmãos a se reconciliar! Que fazemos de nosso domingo?

Oremos:
Virgem Fiel, que quereis nos restituir nossa dignidade de pessoas livres e de filhos de Deus, ensinai-nos também os caminhos da reconciliação com nossos irmãos.
Que brilhe sobre nós o Dia do Senhor, que ele dê sentido a nosso trabalho e a nossa solidariedade, a fim de que, em Jesus Cristo, rendamos graças a Deus que quer a salvação de todos. Amém.

Pai-Nosso, Ave-Maria e Lembrai-vos.

Quarto Dia

Palavra de Maria:
"E também os carroceiros não sabem jurar sem usar o Nome de meu Filho!"

Meditação:
"Jurar como um carroceiro" é descarregar sobre Deus a responsabilidade de nossas desgraças, grandes ou pequenas.
Ora, o Nome de Cristo, Jesus, significa "DEUS SALVA".
Que contradição! É o Nome do Filho de Deus, o Irmão Universal, que passou por nossa vida e pela morte de cruz, conservando sua confiança no Pai, respeitando a liberdade de cada um de nós, até dos próprios inimigos, sendo sempre nosso Irmão!
Batizados em nome de Jesus Cristo, somos nós verdadeiramente discípulos seus?

Oremos:
Mãe de Cristo, ensinai-nos a depositar nossa confiança no Nome de Jesus, "o único nome pelo qual podemos ser salvos" (At 4, 12).
Invocai sobre nós o Nome de vosso Filho.
Que a santidade de nossa vida e o amor testemunhado a todos os nossos irmãos manifestem ao mundo a ternura de Deus, revelada em Jesus, o Cristo, Nosso Senhor. Amém.

Pai-Nosso, Ave-Maria e Lembrai-vos.

Quinto Dia

Palavra de Maria:
"Se a colheita se estraga é só por vossa causa.
No ano passado vo-lo mostrei com as batatinhas: vós nem fizestes casa!
Ao contrário: quando encontráveis batatinhas estragadas, praguejáveis ...
Os outros farão penitência pela fome! "

Meditação:
Nossa Mãe não desvia nossa atenção, mas nos aponta os males desse mundo ... c nossa indiferença também!
Hoje, dois terços da humanidade morrem ou sofrem de fome, os direitos humanos são violados, a injustiça está à nossa porta.
E nós nem fazemos caso!
Não é peio que possuímos que seremos salvos, mas pela Palavra de Cristo: "Tive fome e me deste de comer..., era peregrino, doente, prisioneiro... e vós me visitastes (Mt 25, 31s).

Oremos: Ó Virgem da Salete, abri nosso olhar para a infelicidade de nossos irmãos.
Abri nossos corações a fim de que, trabalhando nesse mundo que passa, se apeguem àquilo que não passa.
Abri nossas mãos para partilhar com os mais pobres.
Que através de nós, vosso Filho continue a alimentar e curar, a amar e perdoar, e a construir um mundo conforme o coração do Pai. Amém.

Pai-Nosso, Ave-Maria e Lembrai-vos.

Sexto Dia

Palavra de Maria:
"Se se converterem, as pedras e rochedos se transformarão em montões de trigo..."
 
Meditação:
"Todo homem acorre a Vós, por causa de seus pecados. Oprime-nos o peso de nossas faltas. Vós no-las perdoais" (S1 64, 3- 4).
Ao oprimido pelo pecado Jesus diz: "Levanta-te, toma teu leito e vai para casa" (Mc 2, 11).
Reconhecemos Nele o Deus que perdoa, que nos levanta e nos põe a andar.
Caminhemos no seguimento do Cristo.
"Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida" Caminho a seguir. Verdade a descobrir. Vida a ser partilhada.
A Vida que pode fazer germinar o deserto de nossos corações e de nosso mundo, em colheitas superabundantes..., se nos deixarmos converter!

Oremos:
Que nossa incessante oração, ó Virgem Reconciliadora, nos obtenha, de vosso Filho, o perdão de nossos pecados.
Que vossas lágrimas de Mãe transformem em coração de carne nosso coração de pedra.
Que vossa inabalável fidelidade sustente a nossa fé vacilante, e nos fala constantemente voltar àquele que é nosso único Salvador, vosso Filho Senhor. Amém.

Pai-Nosso, Ave-Maria e Lembrai-vos.

 Sétimo Dia

Palavra de Maria:
"Fazeis bem vossa oração, meus filhos? ...
É preciso fazê-la de noite e de manhã ...
Só vão à Missa para zombar da religião.
Durante a Quaresma vão ao açougue como cães."

Meditação:
A Virgem Maria nos questiona sobre a qualidade dos gestos de fé que nos ligam a Deus, e que são fonte de nossa conversão.
A cada dia, a oração da manhã e da noite, diálogo livre e constante com Deus! "Pai, não o que quero, mas o que Tu queres!"
A cada semana, a assembléia eucarística dos cristãos:
Memória da Morte de Cristo que suscita nosso amor, presença do Ressuscitado que reaviva nossa fé, espera de sua vinda que nutre nossa esperança!
A cada ano: - a Quaresma de penitência, de oração e partilha, a Via Sacra onde Cristo nos ensina a dar a Deus nossa vida, no serviço a nossos Irmãos.

Oremos:
Serva do Senhor, ensinai-nos a fazer de nossa vida uma oferenda agradável a Deus. Que nossa vida seja uma oração, e que nossa oração seja fonte de vida.
Mantende-nos junto a Vós, no coração da Igreja, dispostos a partilhar das lutas e sofrimentos dos homens de nosso tempo para que surja um mundo novo. Amém.

Pai-Nosso, Ave-Maria e Lembrai-vos.

Oitavo Dia

Palavra de Maria:
"...teu pai te deu um pedaço de pão, dizendo-te: Toma, meu filho, come pão neste ano ainda, pois não sei quem comerá pão no ano próximo se o trigo continuar assim. "

Meditação:
O temor de um mal iminente, a despreocupação de uma criança, o cuidado de um pai, o pão partilhado: coisas da vida, presentes na memória e no coração de Maria.
E por que não confiarmos Nela?
"Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lho pedirem?" (Mt 7,11).
Esse pão partilhado - nos relembra todas as fomes dos homens, e também Aquele que é o Pão da Vida partido para saciar todas as nossas fomes.

Oremos:
Ó Mãe atenda a todos os abandonados, despertai-nos para a ternura.
Renovai nossa confiança no Pai.
Fazei-nos partilhar de seus cuidados em salvar seus filhos de todas as fomes do corpo, do coração e do espírito.
Dai-nos fome do Pão da Vida, Jesus, vosso Filho, nosso Senhor. Amém.

Pai-Nosso, Ave-Maria e Lembrai-vos.

Nono Dia

Palavra de Maria:
"Pois bem, meus filhos, comunicareis isso a todo o meu povo!"

Meditação:
Depois de nos relembrar que vivemos diante de Deus - um Deus que ama e salva, que nos conhece mais do que a nós mesmos, Maria nos relembra também qual é a nossa missão: levar ao mundo a Boa Nova de Jesus Cristo.
Impregnados de seu Espírito, consagrados na verdade e no amor, devemos participar, com todos os homens de boa vontade, das buscas e lutas para, com Deus, construir um mundo mais humano e um homem a imagem de Cristo.
A Virgem Maria maternalmente nos acompanha e nos encoraja: "Vamos, meus filhos, comunicai isso a todo meu povo!"

Oremos:
Virgem da Salette, olhai para vosso povo tão freqüentemente infiel.
Não permitais que se percam as sementes do bem que germinam no coração e na mente dos homens e povos.
Que o Espírito Santo cure, eleve e complete em nós, nossos esforços vacilantes, para a liberdade, a justiça e a unidade.
Mãe da Igreja, atrai-nos para vosso Filho Ressuscitado, fazei-nos viver de seu Espírito, para a glória do Pai e a felicidade de todos.
Desde agora e para sempre. Amém.

Pai-Nosso, Ave-Maria e Lembrai-vos.



NOVENAS À VIRGEM MARIA.
 
Novena da Imaculada Conceição

Virgem Imaculada, que agradastes ao Senhor e fostes sua Mãe, por piedade volvei benigna os olhos para os infelizes que imploramos o vosso poderoso patrocínio.
A serpente maligna, a quem foi lançada a primeira maldição, teima em combater e tentar os míseros filhos de Eva.
Eis, bendita Mãe, nossa Rainha e Advogada, que desde o primeiro instante da vossa Conceição esmagastes a cabeça do inimigo!
Acolhei as súplicas que, unidos a vós num só coração, vos pedimos apresenteis ante o trono do Altíssimo, para que nunca nos deixemos cair nas emboscadas que se nos preparam;
Para que todos cheguemos ao porto da salvação; e, no meio de tantos perigos, a Igreja e a sociedade cantem de novo um hino de resgate, da vitória e da paz. Assim seja.
 
 

NOVENAS À VIRGEM MARIA.
 
Novena da Apresentação

Seja bendita, Oh! Maria, a prontidão do animo com que tão pequenina vos apresentastes no templo.
Suplico-vos, Virgem Santíssima, me alcanceis de vosso Filho a graça de servi-lo sempre, até a morte.

Ave-Maria...

Seja bendita, Oh! Maria, a plenitude de perfeição com que tão cedo vos fizestes modelo completo de santidade.
Suplico-vos, Virgem Santíssima, me alcanceis de vosso Filho a graça de aborrecer sempre a culpa e amar de todo coração a virtude.

Ave-Maria...


NOVENAS À VIRGEM MARIA.
 
Novena da Natividade

Oh! graciosa Menina, que em vosso feliz nascimento consolastes o mundo, alegrastes o céu, aterrastes o inferno, trouxestes aos caídos alívio, aos enfermos saúde, a todos alegria;
Nós vos suplicamos com o mais fervoroso afeto que renasçais espiritualmente por vosso amor em nossas almas.
Renovai o nosso espírito para servir-vos, acendei o nosso coração para amar-vos e fazei florescer em nós aquelas virtudes, com que possamos cada vez mais agradar a vossos benignissimos olhos.
Ah! Maria! sede para nós Maria, fazendo-nos experimentar os salutares efeitos de vosso suavissimo nome.
Seja-nos a invocação deste nome conforto nas amarguras, esperança nos perigos, escudo nas tentações, salvação na morte. Assim seja.
 


NOVENAS À VIRGEM MARIA.
 
Novena de Nossa Senhora Aparecida

Oh! Virgem Maria, abençoada sois vós pelo Senhor Deus Altíssimo entre todas as mulheres da terra.
Vós sois a glória de Jerusalém, vós a alegria de Israel, vós a honra do nosso povo.
Salve oh! Virgem, honra de nossa terra, a quem rendemos um culto de piedade e veneração, a quem chamamos com o belo nome de Aparecida.
Quem poderá contar, oh! doce Mãe quantas graças durante tantos anos vós dispensastes ao povo brasileiro, compadecida de nossos males?
Quisemos cingir vossa cabeça sagrada com uma coroa de ouro, que vos é devida por tantos títulos; continuai a dobrar-vos benignamente as nossas preces.
Quando erguemos ao céu nossas mãos suplicantes, ouvi clemente os nossos rogos, oh! Virgem; conservai nossas almas afastadas da culpa e, por fim conduzi-nos ao céu.
Salvação, honra e poder Aquele que, uno e trino, nos fulgores de seu trono celeste, governa e rege todo o universo.Amém.
V. A Vossa Imaculada Conceição, Oh! Virgem Mãe de Deus.
R. Anunciou a alegria ao mundo todo.

Oremos:
Deus que, por intermédio da Mãe Imaculada de vosso Filho, multiplicastes os dons de vossa graça em favor nosso, vossos servos; Concedei-nos propício que celebrando na terra os louvores da mesma Virgem, pelas suas maternas preces mereçamos alcançar o prêmio eterno no céu.Pelo mesmo Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.
 
 
 
NOVENAS À VIRGEM MARIA.
 
Novena da Assunção

Oh! Santíssima Virgem que, para vos preparardes para uma santa morte, vivestes em contínuos desejos da visão beatifica; fazei que se apartem de nós os desejos vãos das coisas caducas da terra.

Ave-Maria...

Oh! Santíssima Virgem que, para vos preparardes para uma santa morte, suspirastes na vida por vos unirdes para sempre com vosso Filho; alcançai-nos que vivamos sempre fiéis ao mesmo Senhor até à morte.

Ave-Maria...

Oh! Santíssima Virgem que, para morrer santamente, ajuntastes um imenso tesouro de méritos e virtudes; alcançai-nos a graça de conhecermos que só a virtude e a graça de Deus é a estrada que pode conduzir-nos à salvação.

Ave-Maria...

 
 
NOVENAS À VIRGEM MARIA.
 
Novena da Visitação

Oh! Virgem Maria, que movida do Espírito Santo vos pusestes a caminho para visitar vossa prima Santa Isabel, a fim de que a presença do Verbo encarnado livrasse o Batista do pecado original;
Alcançai-me do mesmo vosso Filho o perdão de todos os meus pecados, e um tal horror a eles, que nunca mais torne a cometê-los para o futuro.
 


 
NOVENAS À VIRGEM MARIA.
 
Novena de Nossa Senhora do Bom Conselho

Oh! Virgem gloriosíssima, escolhida pelo Conselho eterno para serdes Mãe do Verbo Divino encarnado, tesoureira das graças divinas e advogada dos pecadores:
Eu, o mais indigno dos vossos servos a vós recorro, para que vos digneis ser minha guia e meu conselho neste vale de lágrimas.
Alcançai-me, pelo preciosíssimo sangue de vosso divino Filho, o perdão de meus pecados, a salvação da minha alma, os meios necessários para a conseguir.
Alcançai para a Santa Igreja o triunfo sobre os seus inimigos e a dilatação do reino de Jesus Cristo em todo o mundo. Assim seja.



NOVENAS À VIRGEM MARIA.
 
Novena da Purificação

Oh! Maria Santíssima, puríssimo espelho de todas as virtudes, vós que, sendo a mais pura de todas as virgens, quisestes, apenas terminados os quarenta dias depois de vosso parto, apresentar-vos, segundo a lei, no templo para ser purificada; Fazei, Senhora, que á vossa imitação também nós conservemos nosso coração puro de toda a culpa e mereçamos assim ser apresentados no templo da glória.
 


NOVENAS À VIRGEM MARIA.
 
Novena da Anunciação

Oh! Maria, que fostes escolhida por Deus entre todas as mulheres para serdes a Mãe do Redentor:
Alcançai-me a graça de pertencer ao número dos escolhidos, que hão de estar no céu tendo os frutos da Redenção.

Ave-Maria...

Oh! Maria, que sendo escolhida para Mãe de Deus, preferistes a esta excelsa dignidade a vossa virgindade, e só quando o Anjo vos assegurou com que ser Mãe não deixaríeis de ser Virgem anuístes à sua proposta: Concedei-me um amor tão grande à pureza, que por nenhum bem deste mundo eu consinta em perde-la.

Ave-Maria...

Oh! Maria, que sendo escolhida para Mãe de Deus,vos oferecestes para ser sua escrava, fazei que eu tenha sempre na conta de um servo de Deus, cumprindo com exatidão a sua santa Lei.

Ave-Maria...
 


NOVENAS À VIRGEM MARIA.
 
Novena a Nossa Senhora da Penha

Oração Preparatória para todos os dias da novena:

Salve Senhora da Penha, Rainha dos céus e da terra! Mãe Imaculada do Redentor, fonte de misericórdia e refúgio dos pecadores, doçura e alívio de todos os nossos sofrimentos, que no monte sagrado da Penha vos dignastes revelar ao vosso servo Frei Pedro Palácios os prodígios de vosso coração de mãe, eis-me prostrado aos pés de vossa milagrosa imagem para expor-vos a minha aflição e reclamar o milagre da graça.

A vós suspiro com fervoroso alento, gemendo e chorando a vossos pés e implorando a vossa compaixão.

Enxugai benigna o pranto de quem vive desterrado neste vale de lágrimas.

Sede minha advogada junto a vosso Filho Jesus e a Ele me levai, depois deste desterro da vida, ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem da Penha, mãe, rainha e padroeira nossa. Amém.

Rezar três Ave-Marias e a consideração do dia correspondente.

Orações Finais

Concedei a vossos servos, nós vo-lo pedimos Senhor nosso Deus, que gozemos sempre da saúde da alma e do corpo, e pela intercessão da bem-aventurada sempre Virgem Maria sejamos libres da presente tristeza e alcancemos a eterna alegria. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

Súplica

Debaixo da vossa proteção nos refugiamos, ó Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita.
Senhora nossa, Medianeira nossa, Advogada nossa! Com vosso Filho reconciliai-nos; a vosso Filho recomendai-nos; a vosso Filho apresentai-nos. Amém.

V. Rogai por nós, Virgem da Penha.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oração

Ó Virgem Imaculada, Mãe de Deus e Mãe nossa, que vos dignastes abrir neste Santuário a fonte das vossas graças mais singulares, eis-me prostrado aos pés de vossa veneranda e milagrosa imagem. Suplico-vos, ó Nossa Senhora da Penha, com a mais filial confiança, livrai-nos, a mim e aos que me são caros, dos males que nos afligem, e concedei-nos os favores de que necessitamos.
Ó Mãe de Misericórdia, pela Sagrada Paixão de Vosso Divino Filho, pelas dores e angústias de vosso coração materno, tende compaixão de mim, não me deixeis sair deste vosso Santuário sem que primeiro tenhais apresentado ao vosso caro Jesus as minhas ardentes súplicas.
Abençoai-me, ó minha Mãe; espero em vós e não esperarei em vão!

Pai-Nosso, Ave-Maria e Gloria ao Pai.

Primeiro Dia

Considera como Frei Pedro Palácios, da Ordem dos Frades Menores de São Francisco, achava-se cheio de amor de Deus. Embora irmão leigo, pede e obtém a ditosa sorte de ser mandado pelos seus superiores a missionar nestas paragens.

Sai ele de Portugal com o seu coração exuberante de alegria e com um quadro de Nossa Senhora nas mãos, embarca em frágil nau e se aventura à incerteza do mar infiel para levar a luz da fé a terras desconhecidas e cheias de perigos. Mas pelo grande amor a Deus ele nada teme, a sua devoção para com a mãe dos homens o protege e guia até o venturoso porto de Vitória. Admira a caridade tão viva e uma confiança tão ilimitada deste bom servo de Deus e procura imitá-lo nas muitas virtudes que tanto o distinguiram.

E vós, Mãe terna, oceano de amor para com Deus e para com os homens, sede nosso amparo e fortaleza, e concedei-nos, por intercessão deste vosso Servo dedicado, que se acenda nos nossos corações uma centelha daquele fogo de caridade que abrasava o vosso servo Frei Palácios, e permiti que comecemos e prossigamos esta novena de tal modo que possamos obter um dos vossos olhares de misericórdia e ternura.

Segundo Dia

Considera como a Senhora da Penha, desejando ensinar-nos a grande virtude da humildade, não quis que seu amoroso servo Frei Pedro Palácios tivesse chegado ao termo de sua viagem encontrando aí as riquezas e as comodidades que fazem no mundo os felizes.

Chegando à pequena e humilde Vila do Espírito Santo, depois de fervorosa visita feita à Matriz da localidade, começou Frei Pedro Palácios a procurar um abrigo. Dirigiu-se para fora do povoado, num recanto da Vila, onde sua alma mais facilmente pudesse entreter-se com o Criador e aí deparou com uma gruta natural, formada por uma pedra, que, descansando sobre um terreno desigual, deixava no centro pequeno espaço. Ali penetrou o grande servo de Deus e tirando o painel da Virgem osculou-o afetuosamente, agradeceu o favor que lhe havia concedido proporcionando-lhe o encontro tão fácil de uma morada de acordo com os seus desejos.

Admiremos a grande humildade de Palácios e peçamos à Senhora da Penha que nos consiga sempre a prática dessa virtude, base de toda a nossa espiritualidade.

Gravai em nossos corações o desejo sincero de possuir os mesmos amorosos afetos que teve esse vosso servo para coma a virtude que mais amais e como Mãe quereis em todos os vossos filhos.

Terceiro Dia

Considera que se a beleza externa tem os seus atrativos, maiores ainda são os da beleza interna.

Digno imitador da Senhora, cuja beleza interior fora recantada pelo real profeta. Frei Pedro Palácios era uma dessas criaturas singulares, que, em um corpo velho e alquebrado, encerrava uma alma sempre nova e sempre bela. Para todos, o bom Irmão tinha uma palavra de conforto e de amabilidade. Apenas estabelecido em sua gruta, tratou logo de preparar ao lado dela um pequeno oratório a Nossa Senhora, sendo tal idéia aceita com imenso entusiasmo por todos.

Foi este o primeiro altar que teve a Senhora da Penha nestas paragens, graças à fácil correspondência que encontrou seu servo no coração de todos os habitantes.

Peçamos à mesma Senhora que não só enriqueça nossas almas da interior beleza das virtudes, como fez a seu abençoado filho, como também se digne usar dos nossos corações como outros tantos oratórios, em que sempre acesos se conservem o seu amor e a confiança em seu poderoso auxílio.

Quarto Dia

Considera que as variações e os sofrimentos enviados por Deus devem ser aceitos por nossas almas com a maior conformidade possível.

Nem aos mesmos justos isenta Deus desse sagrado dever.

Apesar da contínua proteção da Virgem, devia, pois, Frei Palácios pagar também este tributo. Eis o motivo por que um dia o bom religioso notou que o quadro da Virgem não se achava como sempre no seu nicho.

Terríveis apreensões assaltaram o seu espírito. Podemos imaginar as agruras por que passou aquele santo varão, imaginando perdido o seu único tesouro; no entanto, apesar de suas aflições e de suas dores, nem uma queixa amarga escapa de seus lábios.

Aprendamos deste digno filho da Senhora da Penha a conformar-nos também com a vontade de Deus, em todos os nossos sofrimentos. Em vez de ofendermos a Deus com palavras de desespero, abençoemos a mão que nos fere e procuremos sempre tirar espirituais vantagens de todas as provações.

Quinto Dia

Considera quanto esforço empregou Frei Palácios para encontrar o painel perdido.

Sem perder um instante, esquecendo seus anos e suas fraquezas, sobe e desce em todas as direções. Saltando de pedra em pedra, chega finalmente ao cume desta montanha, onde um grito de júbilo irrompe, espontâneo, de seu peito. Entre duas palmeiras que desafiavam a fúria dos ventos, encontra ele o seu querido painel.

Sempre que tivermos a infelicidade de perder, pelo pecado, a nossa boa Mãe, a Senhora da Penha, como o seu amoroso servo, não meçamos também as dificuldades.

Sejam quais forem os sacrifícios, façamo-los: contanto que recuperemos de novo sua valiosa proteção, verdadeiro tesouro para as nossas almas cristãs. Se grande foi a alegria de Frei Palácios, encontrando o seu painel perdido, não menor será a nossa, recuperando a graça divina e com ela o olhar amoroso de nossa boa Mãe.

Sexto Dia

Considera como Frei Palácios, percebemos por mais de um desaparecimento do painel, que era desejo da Senhora da Penha Ter uma ermida nestas alturas, sem medir dificuldades, tratou logo de levar a efeito este desejo que bem depressa foi coroado de magnífico êxito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário