Quem sou eu

Minha foto
Super mãe, esposa, amiga e mulher de fé... A internet é um meio de comunicação que utilizo para a evangelização. Só quem segue sem entender, entende o que é confiar. Faz-me fiel, Jesus. Estou com deus até o fim, mesmo sem entender.

Seguir Jesus

TERÇO DA MISERICÓRDIA (De Seg a Sex às 15 horas) Na Web radio Beatitudes**

Banda Trinum

sexta-feira, 29 de abril de 2011

BEATIFICAÇÃO DE JOÃO PAULO II



João Paulo II vai ser beatificado no próximo dia 1 de Maio de 2011, no Vaticano, numa cerimónia presidida por Bento XVI, o que acontece pela segunda vez no actual pontificado, dado que o Papa, por norma, apenas preside a canonizações. A cerimónia vai ter lugar no primeiro domingo depois da Páscoa, dia que o próprio João Paulo II dedicou à celebração da Divina Misericórdia.
A beatificação, que antecede a canonização (declaração de santidade), é o rito através do qual a Igreja Católica propõe uma pessoa como modelo de vida e intercessor junto de Deus, ao mesmo tempo que autoriza o seu culto público, normalmente em âmbito restrito.
O dia 22 de Outubro foi escolhido para a celebração da memória litúrgica do futuro beato João Paulo II, inicialmente na diocese de Roma e dioceses da Polónia.
O programa completo das celebrações ligadas à beatificação inicia-se a 30 de Abril com uma vigília ao ar livre, no Circo Máximo de Roma, momento em que haverá uma ligação em directo a cinco locais de culto dedicados à Virgem Maria, em todo o mundo, incluindo o santuário de Fátima.
A missa da beatificação decorre na praça de São Pedro, a partir das 10:00, podendo os fiéis entrar, livremente, a partir das 5:00.
O anúncio do nome de João Paulo II como novo beato vai acontecer pouco depois do início da missa, numa cerimónia que inclui a apresentação do pedido formal de beatificação pelo cardeal Agostino Vallini, vigário do Papa para a diocese de Roma. Segue-se a leitura da biografia de João Paulo II e a fórmula recitada por Bento XVI, na qual se faz o anúncio da data da festa litúrgica, (será o dia 22 de Outubro) concluindo-se com o descerramento do retrato do novo beato e colocação das suas relíquias junto ao altar.

Fonte: Rádio Vaticano

O SEGREDO DE SER BEM SUCEDIDO


O que significa a palavra bem-sucedido?
Procurei no dicionário e achei a palavra sucesso que significa êxito, resultado feliz.
Hoje temos muitos livros falando e tentando ensinar a arte de ser bem sucedido na vida, ser famoso, ter dinheiro e muitos atributos que levam a prosperidade.
E para nós cristãos qual o segredo de ser bem sucedido? Na Palavra de Deus que é o nosso “manual” para sermos bem sucedidos segundo o coração de Deus está escrito.
“Tem ânimo, pois, e sê corajoso para cuidadosamente observares toda a lei que Moisés, meu servo, te prescreveu. Não te afastes dela nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas feliz em todas as tuas empresas. Traze sempre na boca (as palavras) deste livro da lei; medita-o dia e noite, cuidando de fazer tudo o que nele está escrito; assim prosperarás em teus caminhos e serás bem-sucedido”. Js 1, 7-8
Aqui primeiro temos que ter ânimo, ser corajoso, após isso Deus nos pede para que com cuidado observemos toda a lei que nos deu hoje a Bíblia.
Depois diz que não devemos nos afastar dela nem para a direita nem para a esquerda e que devemos ter a Palavra de Deus em nosso coração, pois a boca fala do que o coração esta cheio.
Segundo os versículos acima também devemos meditar a Palavra de Deus de dia e de noite e obedecer assim nossos caminhos serão bem sucedidos.
Nossa quanta coisa né?
Você deve estar pensando, mas é impossível isso.
Mas com a ajuda do Espírito Santo tudo é possível. Quando digo ser bem sucedido aqui estou falando o sucesso que vem sob os olhos de Deus, porque você pode estar pensando nossa mais tem muitas pessoas por aí que são bem sucedidas tem tudo e nem ligam para Deus.
Mas meu irmão, minha irmã, a felicidade deles é passageira, que adianta termos tudo e na eternidade estarmos separados de Deus, nossa felicidade tem que ser a eterna, e para isso temos que seguir a Palavra de Deus. Podemos até vacilar, cair, mas nos levantamos de novo e prosseguimos novamente sabendo que o nosso Senhor Jesus nos ajuda.
Quer ser verdadeiramente bem sucedido?
Então siga a Palavra de Deus, queira ser correto, ter integridade, seja uma pessoa solidária, otimista e verás como as coisas concorrem para o seu bem.
Espero que em sua vida pessoal, familiar e profissional, você possa ser bem sucedido aos olhos de Deus.
Avante!!!
Deus o (a) abençoe.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

A IMPORTÂNCIA DE CONFIAR E DE AGRADECER A DEUS

A felicidade consiste em saber se entregar inteiramente a Deus. Quando entregamos nossos problemas ao papai do céu, mais que rápido você verá as maravilhas que acontecerá na sua vida, Deus nos dá a resposta para nossos problemas, temos apenas que confiar que Ele pode fazer o que para o mundo é impossível.
Em Mateus 21,22:
" E tudo que pedirdes em oração crendo recebereis".
Sinta o poder dessas palavras invadindo seu ser, e inundando seu coração de fé, uma fé maior em um Deus todo poderoso. Irmão acredite Deus está sempre do seu lado, Ele conhece seu coração melhor do que você mesmo, porque foi Ele quem te esculpiu e desenhou com amor. Confie NEle.
Ter fé é o melhor sentimento do mundo, a fé em Deus não garante que não haverá tombos, mas sim Ela garante que nos teus tombos Jesus Cristo te ajudará a se levantar e seguir em frente.
Ter a certeza de que as mãos de Deus esta sobre você, nos dá força para lutarmos e alcançarmos tudo que almejamos, na glória do Senhor.
Lembre-se sempre das palavras da escritura: Fl 4,13
"Tudo posso Naquele que me fortalece"
Acredite TUDO MESMO!!!!!!!!!!!
Os Milagres acontecem, Jesus Cristo pode e faz muitos milagres diariamente, se você precisa de um milagre peça com fé, acredite em Deus todo poderoso e verá as maravilhas que acontecerão em sua vida.
E após receber sua graça lembre-se sempre de agradecer, pois quem agradece recebi duas vezes.
Agradeça SEMPRE a PAPAI DO CÉU, pois Ele sempre está orquestrando muita felicidade para você.
Que Deus te abençoe
E você meu irmão:
CONFIE TEU CORAÇÃO A DEUS!

PERDÃO

No dicionário temos a seguinte definição da palavra Perdão:
1.Remissão de uma culpa, dívida ou pena. 2. Indulgência. 3. Desculpa.
Nos Evangelhos vemos muitas vezes esta palavra na boca de Jesus e nos seus ensinamentos vamos conversar um pouco sobre isso.
Jesus disse que devemos perdoar 70 X 7 isto é sempre, que devemos amar os nossos inimigos, oferecer a outra face, que se não perdoarmos os outros não seremos perdoados...
Nossa como a vivência radical do Evangelho é exigente e difícil, vamos falar a verdade nem sempre conseguimos vivenciar esta prática.
Mas não fique triste, Jesus veio para os pecadores e não para os santos então ainda temos jeito...
Como perdoarmos aqueles que nos feriram?
Sim, muitas vezes é difícil, mas ninguém disse que ser cristão é fácil, ser cristão exige renúncias, mudança de mentalidade e por isso temos que ter a humildade de reconhecer que somente Jesus emprestando o seu coração é que conseguimos perdoar alguém.
Um dia conversando com uma senhora que prega sobre Perdão na RCC (Renovação Carismática Católica) ela dizia que no começo o perdão é um ato de decisão, muitas vezes não sentimos vontade e nem temos bons sentimentos com aquelas pessoas que nos ofenderam, mas decidimos perdoar, e começamos a rezar e abençoar as pessoas que nos prejudicaram.
Depois de algum tempo percebemos mudanças em nossos corações, já não sentimos raiva, mágoas e outros sentimentos por causa daquela pessoa, apenas misericórdia, assim vemos que Jesus vai trabalhando dia a dia mesmo sem percebemos em nossos corações para que possamos perdoar só porque lá atrás decidimos por opção perdoar, como eu disse o primeiro passo é querer perdoar, não tem a ver com sentimentos.
E assim nossa qualidade de vida melhora, porque é comprovado as pessoas que não perdoam adoecem muito mais cedo.
Jesus já sabia disso e por isso ensinou muitas vezes que o perdão é necessário e saudável.
Hoje peço a Deus que toque o seu coração, e que o Espírito Santo possa tocar todas as áreas em sua vida que o perdão ainda não faz parte, para que você opte por perdoar as pessoas que te prejudicaram e assim tenha uma nova vida, mas saudável, mais feliz, mais leve.


ALIANÇAS ABENÇOADAS

O que Deus uniu o homem não separe!!!
Hoje é comum vermos relacionamentos (namoro, noivado e casamento) terminarem e essa não é a vontade de Deus. O Pai eterno criou o homem e a mulher para que juntos formassem um só, que um ajudasse o outro, que nos tombos da vida o companheiro (a) estendesse a mão para se ajudarem a se reerguer, unidos na saúde e na doença na alegria e na tristeza, na riqueza e na pobreza, enfim em todos os momentos e situações na vida conjugal. Essa sim é a vontade de Deus!!!
Quando o amor é à base da união, também Deus é a base, porque Deus é amor, e se Jesus for colocado a frente do seu relacionamento, pode vir inúmeros obstáculos que todos, absolutamente todos, serão vencidos, porque quando colocamos nossa vida completamente na nas mãos chagadas de Jesus tudo se torna vitória, então seu relacionamento se tornará uma união de alianças abençoadas.
Deus tem o poder e Ele projeta para você enlace de felicidade, você precisa apenas confiar Nele e preservar o companheiro (a) que Ele colocou no seu caminho.
O maior exemplo de sagrado matrimonio que devemos seguir é o de Maria e José, um relacionamento saudável e centrado no amor de Deus. O amor de Deus é para sempre, é sim é o sagrado matrimônio.
Namorada, noiva e esposa seja como Maria com fé, amor e uma doçura admirável conquistaram José. Cuide do seu casamento com o mesmo zelo com a qual Maria cuidava de José, Mulher se espelhe em Maria.
José por sua vez um homem trabalhador e protetor. O esposo é protetor do lar e Ele tem que demonstrar firmeza.
José foi escolhido por Deus para proteger Maria e Jesus, assim é o companheiro escolhido para proteger, amar e cuidar de sua companheira e filhos.
Homem e mulher valorizem seu casamento, valorize o sorriso do seu amado (a), mergulhe no olhar apaixonado do seu esposo (a), sejam eternos enamorados, e sintam a mão de Deus ungindo diariamente sua vida conjugal. Acredite Deus nunca falou de casa, mas sim lar e inunda esse lar de bênçãos e amor.
Veja no seu amado um lindo motivo para sorrir, uma linda razão para viver.
Em Coríntios 13 4-8:
"O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba."
O amor é tudo, basta apenas preservá-lo. Cuide e zele por seu amado, por seu namorado, por seu esposo, e o resto Deus fará e juntos a vitoria é garantida.
Lembre-se o que Deus une o Homem não separa e olhe sempre nos olhos do seu amor e diga "você é o meu presente de Deus".
Que seu relacionamento tenha alianças abençoadas e proteção eterna!!!


CORAGEM


“Ainda que o medo preencha nosso mundo, ele não deve preencher nosso coração”
Quando descobrimos a felicidade de estarmos na presença de Deus, muito dos nossos medos vão embora, porque aonde o amor de Deus habita ele expulsa a nossa insegurança e os nossos medos mais arraigados em nossas vidas.
Qual é o seu maior medo?
Medo de perder a saúde, medo da pobreza, medo da solidão, medo de outras pessoas, medo do desemprego, medo da morte, etc.
Eu não sei qual o seu medo, mas tenha certeza que Jesus sabe e quer te curar, Ele quer colocar paz em seu coração, e somente Jesus pode nos dar a verdadeira paz.
Em Deuteronômio 31, 6 Deus nos fala: “Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem fiquem apavorados por causa delas, pois o Senhor, o seu Deus, vai com vocês; nunca os deixará, nunca os abandonará”.
Deus promete que nunca nos deixará que promessa valiosa e importante, podemos confiar em Deus já que o que promete Ele cumpri.
Não devemos mais nos preocupar, porque a preocupação é a câmara escura onde os negativos se tornam retratos, e retratos distorcidos, por isso mude os seus pensamentos, sugiro para isso que você preencha os seus pensamentos com novos ares, leia bons livros, leia a Bíblia, assista bons filmes, tenha conversas agradáveis que possam fazer que seus pensamentos tenham imagens boas e que toda preocupação não tenha mais espaço porque sabemos que o próximo passo da preocupação é o medo.
Devemos deixar Deus ordenar nossos pensamentos e acalmar nossos corações.
Em alguma fase de nossas vidas diversos medos nos abatem, medo do desconhecido, quando estamos doentes medo do que nos acontecerá e assim diferentes medos podem nos abater, mas aí a fé tem todo um diferencial.
A fé nos leva a orar, a oração que é o oxigênio do cristão, nos leva a contemplar a bondade de Deus que nunca nos abandona e é um amigo fiel.
São nos momentos mais difíceis, em que a nossa oração tem mais eficácia diante de Deus, por isso devemos perseverar mesmo quando achamos que Deus não nos escuta, ao contrário, Deus nos escuta e já esta trabalhando em nós e por nós.
Para terminar eu quero fazer uma oração por você:
Jesus eu te entrego este meu irmão (minha irmã) que esta lendo esta formação, tu conheces os medos que tem em seu coração, e peço que o(a) cure. Jesus por favor entra no mais profundo do seu ser, e toca em cada medo que lhe angustia, toque cada insegurança e transforme em coragem.
Que o sangue de Jesus lave cada pessoa e faça dele(dela) um(a) servo(a) cada dia mais corajoso(a) para que testemunhe em sua vida o poder e o amor de Jesus.
Tudo isso lhe pedimos na ação do Espírito Santo. Amém.

PEQUENOS ATOS


Pequenos atos.
Santa Terezinha do menino Jesus, conhecida como a santa das rosas, em sua autobiografia se descreve como uma pessoa que queria agradar a Deus nas mínimas coisas, tudo era feito para Deus, desde pegar uma agulha até outras coisas.
Vivemos num mundo que nos pede coisas grandiosas, as pessoas famosas são famosas por grandes atos, mas na verdade não é bem assim, os verdadeiros heróis estão na vida cotidiana, são os pais que fazem tudo por seus filhos, acordam cedo, dormem tarde, cuidam dos filhos, dão de comer e ainda trabalham fora, mas muitas vezes não são valorizados, mas aos olhos de Deus isso é grandioso.
Em Cl 3, 23 está escrito: ”Tudo o que fizerdes fazei-o de coração para Deus e não para os homens”, nesta frase bíblica que devemos traçar nossas vidas, nossas atividades devem ser feitas para Deus unicamente, sempre querendo o agradar, desde o levantar de sua cama, ao comer, aos atos cotidianos de sua vida tem que ser em reverência a Deus, aí tudo toma um sentido novo.
Eu convido a você a viver uma vida totalmente na dependência de Deus, se você gosta de viajar, viaje, mas leve Deus com você, isso é, você só ira fazer coisas que o agradem, se você gosta de ler saiba que Deus esta com você, se você gosta de assistir televisão, saiba que os programas que você assiste Jesus esta vendo com você e por isso a gente escolhe bons programas.
Assim nossa vida toma uma nova dimensão e até no serviço, em seu emprego você toma gosto pelo que tem que fazer, sempre fazendo com que Deus se alegre com você sabendo que Deus está te protegendo e te guiando.
Neste mês o Papa Bento XVI falou assim sobre um santo da Igreja:
"O seu segredo era simples: ser um homem de Deus; fazer, nas pequenas ações diárias, aquilo que pode resultar na maior glória de Deus e na salvação das almas.
Amava de modo total o Senhor, era animado por uma fé profundamente enraizada, sustentada por uma profunda e prolongada oração, vivia uma sincera caridade para com todos".
Nossos tempos clamam por pessoas comprometidas com a fé em prática, sermos pessoas de profunda oração, mas que coloquem esta oração em ação: orar + ação= oração.
Que neste novo milênio possamos ser pessoas que assumem as atitudes simples, e para falar a verdade isto é ser humilde, fazer que a nossa rotina seja feita com amor e dedicação porque cremos em Deus.
Podemos até a vir ter atos heróicos, mas creio que evangelizar depende de uma vida vivida na simplicidade das pequenas atitudes, e estas desembocam em grandes atitudes.
Como dizem: um mar, uma cachoeira começa numa pequena nascente de água, um prédio começou por pequenos passos sucessivos, assim é a vida do cristão, uma vida de fé na rotina do dia a dia.

Rezemos:
Jesus, nós pedimos a graça das pequenas atitudes para aqueles que nos cercam: o sorriso para um vizinho mal humorado, a paciência com filhos rebeldes, o carinho com o marido grosseiro, a dedicação ao trabalho, enfim Jesus te pedimos atos concretos de amor na nossa rotina do dia a dia. Ensina-nos Senhor a valorizarmos a nossa vida nos pequenos detalhes.
Amem.

MÃEZINHA DO CÉU


25Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena.26 Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: Mulher, eis aí teu filho.27Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. ( Jo 19,25-27 )
Jesus as vésperas da sua morte entregou ao seu discípulo amado e a nós a sua mãe, a Virgem Maria .
Nós não somos órfãos, pois somos filhos de Maria Santíssima.
Nossa que presente maravilhoso e precioso Jesus nos deu!!!
Maria dona de tantos títulos e de um coração gigantesco:
Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora da Gloria, Nossa Senhora da Saúde, Nossa Senhora da Estrela, Nossa Senhora Rainha da Paz, Nossa Senhora das Graças...
Nossa Senhora está sempre ao nosso lado e nos estende suas suaves mãos nos momentos de aflição.
O olhar de Maria nos acalma, sua beleza nos encanta, sua misericórdia nos faz crente na sua maternidade.
A sua intercessão nos da confiança e ânimo para continuar a luta.
Seu sorriso nos da alegria de viver e a pureza do seu coração nos faz mergulhar no mar de Deus.
Acreditar em Maria é muito mais do que acreditar na mãe de Jesus, é se consagrar ao Filho amado dessa mulher, que foi a escolhida por Deus para dar a luz ao Salvador do Mundo.
Quando uma criança cai e se machuca a primeira ação é chamar pela mãe, é pedir pelo socorro daquela que lhe passa confiança e amor.
Em nossos tombos da vida temos atitude semelhante, pois pedimos a ajuda, o consolo, o auxilio, o colo aconchegante da nossa mamãe do céu.
E ela nunca nos deixa só, ela sempre nos ajuda!!!
Tenha certeza que Maria está junto de seu Filho olhando por nós, está em nosso coração nos enchendo de amor, está em nossa frente iluminando o caminho, está segurando nossas mãos para nos amparar e esta conosco agora e na hora de nossa morte.

Oração a Nossa Santíssima Mãe e Nossa Estrela Guia
Oh! Maria docíssima e Soberana poderosa, Estrela da Manhã e Estrela do Mar, quero sempre fitar meus olhos em vós.
Nas tentações e nos perigos quero olhar sempre para esta Estrela benéfica e invocar vosso santo nome. Se me achar agitado pelas ondas da soberba, da ambição, da maledicência, da inveja, quero olhar para vos e invocar vosso nome.
Em todos os perigos e dificuldade da vida, quero pensar em vós.
Fazei-vos, oh boa Mãe, com que o vosso santíssimo nome esteja sempre na minha boca, esteja sempre em meu coração,porque seguindo esta Estrela não me perderei, implorando vosso auxilio não me entregarei ao desespero.
Se vos me sustentardes não cairei, se vos me protegeres nada terei a recear, se vos me guardardes sempre e me guiardes no mar deste mundo, chegarei salvo ao porto da Salvação.
Amém.

O PODER DA ORAÇÃO

 
O que é oração?
No dicionário Aurélio diz que é uma Prece sob forma de meditação; reza.
No dicionário Michaelis diz que é um Conjunto de palavras que expressam um pensamento completo. 2 Ret Obra de eloqüência para ser pronunciada em público. 3 Discurso, sermão. 4 Liturg Elevação da alma a Deus.
Para mim oração é você falar para Deus o que se passa na alma, a sua verdade, sem máscaras, sem fingimentos, falar o que sente.
Vou partilhar com vocês desde cedo o que aprendi a rezar com a minha família, freqüento a Igreja, e sempre fiz muitas orações de papel, estas orações prontas que temos em livros de oração, em certos momentos é muito bom, mas fui crescendo e percebendo que com a caminhada espiritual.
A melhor oração é aquela que sai do meu coração, da minha verdade, as vezes em minha oração choro, outras vezes canto, outras vezes agradeço, outras peço, cada dia é um dia novo na presença de Deus e eu posso falar o meu atual com Deus, sem repetições, a única oração que nunca deixo de rezar porque creio em sua graça e poder é a oração do terço.
Fora esta a maioria das minhas orações saem da minha alma, nada mais é que uma conversa com Jesus, pego a Bíblia, leio um trecho, medito e vou falando com Deus, as vezes canto uma música que sinto e vou abrindo o meu coração a Jesus assim como a gente faz com um amigo que a gente ama, a gente conta as coisas para ele sem reservas.
Nos dias atuais é muito importante rezarmos ou orarmos, porque é pela oração que mantemos contado com Deus.
Tem uma frase que diz que ao lermos a Bíblia Deus fala conosco e quando rezamos nós falamos com Deus, é bem verdade que Deus sendo Deus sabe tudo de nós, mas mesmo assim ele espera que possamos falar para ele as coisas que vão em nossos corações, nossas angústias, alegrias, tristezas, desilusões enfim tudo o que se passa conosco.
Por isso quero convidá-lo neste momento para compartilharmos e experimentarmos um momento de oração:
Jesus eu clamo o Teu nome, venha neste momento fazer parte desta pequena oração, lava-nos com o Teu sangue poderoso Jesus.
Nós confiamos em Ti, consagramos todo o nosso físico para que desde a unha do pé até o último fio de cabelo tudo seja consagrado a Ti.
Seja Senhor absoluto de todo o nosso físico.
Jesus toma conta de nossa mente, que todos os anéis de nossa mente possam ser envolvidos com o teu sangue Jesus, envia o teu Espírito Santo e dá-nos uma nova mentalidade, uma mentalidade baseada nos princípios do Evangelho.
Agora Jesus nós consagramos o nosso emocional a Ti Jesus, todas as nossas emoções lavadas no Teu sangue Jesus.
Também consagramos o nosso espírito a nossa alma a Ti Jesus. Nós te pertencemos Jesus, somos unicamente teus Jesus.
Obrigada Jesus.
Nós Te amamos Jesus.

SOMOS AMPARADOS POR DEUS

 
Estamos nesta quaresma pedindo a Deus que nos converta e faça de nós pessoas novas e nesta conversão contamos sempre com o amparo de Deus, por isso hoje iremos meditar o Salmo 45, O amparo da proteção divina:
1 Ao mestre de canto. Dos filhos de Coré. Cântico para voz de soprano. 2 Deus é nosso refúgio e nossa força, mostrou-se nosso amparo nas tribulações. 3 Por isso a terra pode tremer, nada tememos; as próprias montanhas podem se afundar nos mares. 4 Ainda que as águas tumultuem e estuem e venham abalar os montes, está conosco o Senhor dos exércitos, nosso protetor é o Deus de Jacó. 5 Os braços de um rio alegram a cidade de Deus, o santuário do Altíssimo. 6 Deus está no seu centro, ela é inabalável; desde o amanhecer, já Deus lhe vem em socorro. 7 Agitaram-se as nações, vacilaram os reinos; apenas ressoou sua voz, tremeu a terra. 8 Está conosco o Senhor dos exércitos, nosso protetor é o Deus de Jacó. 9 Vinde admirar as obras do Senhor, os prodígios que ele fez sobre a terra. 10 Reprimiu as guerras em toda a extensão da terra; partiu os arcos, quebrou as lanças, queimou os escudos. 11 Parai, disse ele, e reconhecei que sou Deus; que domino sobre as nações e sobre toda a terra. 12 Está conosco o Senhor dos exércitos, nosso protetor é o Deus de Jacó.

Deus é fiel, ele não deixará que a tentação seja maior que a nossa força de suportar, por isso tenhamos a coragem em nos jogar de corpo e alma aos cuidados de Deus, que nos ama e nos protege.
Façamos esta experiência do cuidado diário de Deus em nossas vidas, nas pequenas coisas que nos ocorrem. Porque Deus é fiel nas pequenas coisas também, que são essenciais na nossa vida.
Meditemos e experimentemos o cuidado de Deus que abrange até as coisas mais insignificantes que nos acontecem.
Deus te abençoe.

SIGNIFICADO DA SEMANA SANTA

Domingo de Ramos
O Domingo de Ramos dá início à Semana Santa e lembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, aclamado pelos judeus.A Igreja recorda os louvores da multidão cobrindo os caminhos para a passagem de Jesus, com ramos e matos proclamando: “Hosana ao Filho de Davi. Bendito o que vem em nome do Senhor”. (Lc 19, 38; Mt 21, 9). Com esse gesto, portando ramos durante a procissão, os cristãos de hoje manifestam sua fé em Jesus como Rei e Senhor.

Quinta-feira Santa
Celebramos a Instituição do Sacramento da Eucaristia. Jesus, desejoso de deixar aos homens um sinal da sua presença antes de morrer, instituiu a eucaristia.
Na Quinta-feira Santa, destacamos dois grandes acontecimentos:

Bênção dos Santos Óleos
Não se sabe com precisão, como e quando teve início a bênção conjunta dos três óleos litúrgicos. Fora de Roma, esta bênção acontecia em outros dias, como no Domingo de Ramos ou no Sábado de Aleluia. O motivo de se fixar tal celebração na Quinta-feira Santa deve-se ao fato de ser este último dia em que se celebra a missa antes da Vigília Pascal. São abençoados os seguintes óleos:

Óleo do Crisma - Uma mistura de óleo e bálsamo, significando a plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. É usado no sacramento da Confirmação (Crisma), quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no sacramento para ungir os “escolhidos” que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos sacramentos. A cor que representa esse óleo é o branco ouro.

Óleo dos Catecúmenos - Catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito. Sua cor é vermelha.

Óleo dos Enfermos - É usado no sacramento dos enfermos, conhecido erroneamente como “extrema unção”. Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. Sua cor é roxa.

Instituição da Eucaristia e Cerimônia do Lava-pés
Com a Missa da Ceia do Senhor, celebrada na tarde de quinta-feira, a Igreja dá início ao chamado Tríduo Pascal e comemora a Última Ceia, na qual Jesus Cristo, na noite em que vai ser entregue, ofereceu a Deus Pai o seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho, e os entregou para os Apóstolos para que os tomassem, mandando-lhes também oferecer aos seus sucessores.
Nesta missa faz-se, portanto, a memória da instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. Durante a missa ocorre a cerimônia do Lava-Pés que lembra o gesto de Jesus na Última Ceia, quando lavou os pés dos seus apóstolos.O sermão desta missa é conhecido como sermão do Mandato ou do Novo Mandamento e fala sobre a caridade ensinada e recomendada por Jesus Cristo. No final da Missa, faz-se a chamada Procissão do Translado do Santíssimo Sacramento ao altar-mor da igreja para uma capela, onde se tem o costume de fazer a adoração do Santíssimo durante toda a noite.

Sexta-feira Santa
Celebra-se a paixão e morte de Jesus Cristo. O silêncio, o jejum e a oração devem marcar este dia que, ao contrário do que muitos pensam, não deve ser vivido em clima de luto, mas de profundo respeito diante da morte do Senhor que, morrendo, foi vitorioso e trouxe a salvação para todos, ressurgindo para a vida eterna.

Sábado Santo
No Sábado Santo ou Sábado de Aleluia, a principal celebração é a “Vigília Pascal”.

Vigília Pascal
Inicia-se na noite do Sábado Santo em memória da noite santa da ressurreição gloriosa de Nosso Senhor Jesus Cristo. É a chamada “a mãe de todas as santas vigílias”, porque a Igreja mantém-se de vigília à espera da vitória do Senhor sobre a morte.

Cinco elementos compõem a liturgia da Vigília Pascal: a bênção do fogo novo e do círio pascal; a proclamação da Páscoa, que é um canto de júbilo anunciando a Ressurreição do Senhor; a liturgia da Palavra, que é uma série de leituras sobre a história da Salvação; a renovação das promessas do Batismo e, por fim, a liturgia eucarística.

Domingo de Páscoa
A palavra “páscoa” vem do hebreu “Peseach” e significa “passagem”. Era vivamente comemorada pelos judeus do Antigo Testamento. A Páscoa que eles comemoram é a passagem do mar Vermelho, que ocorreu muitos anos antes de Cristo, quando Moisés conduziu o povo hebreu para fora do Egito, onde era escravo. Chegando às margens do Mar Vermelho, os judeus, perseguidos pelos exércitos do faraó teriam de atravessá-lo às pressas. Guiado por Deus, Moisés levantou seu bastão e as ondas se abriram, formando duas paredes de água, que ladeavam um corredor enxuto, por onde o povo passou.
Jesus também festejava a Páscoa. Foi o que Ele fez ao cear com seus discípulos. Condenado à morte na cruz e sepultado, ressuscitou três dias após, num domingo, logo depois da Páscoa judaica. A ressurreição de Jesus Cristo é o ponto central e mais importante da fé cristã. Através da sua ressurreição, Jesus prova que a morte não é o fim e que Ele é verdadeiramente o Filho de Deus.
O temor dos discípulos em razão da morte de Jesus, na Sexta-Feira, transforma-se em esperança e júbilo. É a partir deste momento que eles adquirem força para continuar anunciando a mensagem do Senhor. São celebradas missas festivas durante todo o domingo.

A data da Páscoa
A fixação das festas móveis decorre do cálculo que estabelece o Domingo da Páscoa de cada ano. A Páscoa deve ser celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que segue o equinócio da primavera, no Hemisfério Norte (21 de março). Se esse dia ocorrer depois do dia 21 de abril, a Páscoa será celebrada no domingo anterior. Se, porém, a lua cheia acontecer no dia 21 de março, sendo domingo, será celebrada dia 25 de abril. A Páscoa não acontecerá nem antes de 22 de março, nem depois de 25 de abril.
Conhecendo-se a data da Páscoa, conheceremos a das outras festas móveis. Domingo de Carnaval - 49 dias antes da Páscoa. Quarta-feira de Cinzas - 46 dias antes da Páscoa. Domingo de Ramos - 7 dias antes da Páscoa. Domingo do Espírito Santo - 49 dias depois.Corpus Christi - 60 dias depois.

Símbolos da Páscoa
Cordeiro: O cordeiro era sacrificado no templo, no primeiro dia da páscoa, como memorial da libertação do Egito, na qual o sangue do cordeiro foi o sinal que livrou os seus primogênitos. Este cordeiro era degolado no templo. Os sacerdotes derramavam seu sangue junto ao altar e a carne era comida na ceia pascal. Aquele cordeiro prefigurava a Cristo, ao qual Paulo chama “nossa páscoa” (1Cor 5, 7).
João Batista, quando está junto ao Rio Jordão em companhia de alguns discípulos e vê Jesus passando, aponta-o em dois dias consecutivos dizendo: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jô 1, 29 e 36).Isaías o tinha visto também como cordeiro sacrificado por nossos pecados ( Is 53, 7-12). Também o Apocalipse apresenta Cristo como cordeiro sacrificado, agora vivo e glorioso no céu. ( Ap 5,6.12; 13, 8).

Pão e vinho: Na ceia do Senhor, Jesus escolheu o pão e o vinho para dar vazão ao seu amor. Representando o seu corpo e sangue, eles são dados aos seus discípulos para celebrar a vida eterna.

Cruz: A cruz mistifica todo o significado da Páscoa na ressurreição e também no sofrimento de Cristo. No Conselho de Nicéia, em 325 d.C., Constantino decretou a cruz como símbolo oficial do cristianismo. Símbolo da Páscoa, mas símbolo primordial da fé católica.

Círio Pascal: É uma grande vela que é acesa no fogo novo, no Sábado Santo, logo no início da celebração da Vigília Pascal. Assim como o fogo destrói as trevas, a luz que é Jesus Cristo afugenta toda a treva do erro, da morte, do pecado. É o símbolo de Jesus ressuscitado, a luz dos povos. Após a bênção do fogo acende-se, nele, o Círio. Faz-se a inscrição dos algarismos do ano em curso; depois cravam-se cinco grãos de incenso que lembram as cinco chagas de Jesus, e as letras “alfa” e “ômega”, primeira e última letra do alfabeto grego, que significam o princípio e o fim de todas as coisas.

Fonte: Comunidade Católica Shalom

sábado, 2 de abril de 2011

PÁSCOA - CELEBRAÇÃO CRISTÃ - A VIA-SACRA


















A RESSURREIÇÃO É O COMPLEMENTO NO PLANO DA REDENÇÃO.

Não tivesse havido ressurreição, a mensagem do Evangelho não estaria completa!
É a partir da ressurreição que se fortalecem as demais doutrinas básicas da fé cristã. Esse evento fortaleceu a crença na deidade de Cristo,
na imortalidade da alma e na vida eterna.
A postura dos discípulos, antes da ressurreição, era de desânimo, e até pensavam em fracasso... "pensávamos que era Ele quem havia de remir a Israel..."! Estavam confusos e desnorteados. A certeza da ressurreição de Cristo recrudesceu os ânimos e injetou nova vida em todos eles.
Assim, a ressurreição é a vitória de Cristo sobre a morte, mas é também a vitória da Igreja Apostólica, e a vitória de todos os homens de fé, em todos os tempos. É, inclusive, a nossa vitória.
Temos, portanto, que comemorá-la!


OS MISTÉRIOS GLORIOSOS DO ROSÁRIO


Meditações tiradas de A Verdadeira Vida em Deus



A Ressurreição

A Ascensão

Pentecostes

A Assunção

A Coroação de Nossa Senhora
 
  1.) PRIMEIRO MISTÉRIO:A Resurreição (Mt 28,1-15 ; Mc 16,1-18 ; Lc 24,1-12 ; Jo 20,1-28)
“Eu Sou a Ressurreição e a Vida e prometo-Vos que o Dia da devoção, agora, não está longe. Os vossos mortos voltarão à Vida (...) Estenderei o Meu Reino e restaurarei as vossas terras, que agora são estéreis e de aspecto miserável. (...) Eu preparo-vos um Novo Céu e uma Nova Terra e o Amor regressará a vós (...) como Amor (...) Eu, o Senhor, pretendo ressuscitar-vos e cultivar esse deserto em que viveis, e transformar as vossas ilusões, embusteiras ou enganadoras, em oásis”
“Eu Sou está aqui, para edificar as vossas esperanças, a vossa força, a vossa fé e o vosso amor. Meu filho, “Koumi!” Levanta-te, agora, tu que desde há tanto tempo pereceste. Levanta-te, Meu filho, e toma o teu lugar; aqui tens um cajado de pastor. Eu Mesmo dirigirei a tua alma, para que ela receba a instrução: vai, agora, à procura do resto das Minhas ovelhas desgarradas” 

 
  2.) SEGUNDO MISTÉRIO: A Ascensão (Lc 24,39-53 ; Mc 16,19-20 ; At 1,6-9)
“O Meu Reino, na terra, é a Minha Igreja; e a Eucaristia é a Vida da Minha Igreja, essa Igreja que Eu Mesmo vos dei. Tinha-vos deixado uma única Igreja; mas, logo que vos deixei, logo que vos virei as Costas para regressar ao Pai, vós reduzistes a Minha Casa à desolação! Atiraste-A por terra! E o Meu povo anda errante, para a direita e para a esquerda... Por quanto tempo terei Eu ainda de beber o Cálice da vossa divisão, Cálice de aflição e de devastação? Oferecestes, então, ao Santíssimo, Àquele que vós dizeis amar, um Cálice tão grande e profundo, um Cálice tão cheio de amargura e dor, que o céu da Minha Boca se tornou mais seco que o pergaminho e os Meus Lábios estão todos cheios de gretas. O sabor deste Cálice que esta geração Me oferece é amargo como o veneno. E não sou Eu só, a engolir as Minhas Lágrimas: também a vossa Santa Mãe participa da Minha Dor, uma vez que o Seu Coração Imaculado está unido, no Amor, ao Meu Sagrado Coração. Mas, depressa vos renovarei a todos com o Meu Fogo. Rezai incessantemente, por que a Hora é iminente.”

 
  3.) TERCEIRO MISTÉRIO: Pentecostes (At 1,14 - 2.47)
“Nestes vossos dias, o Meu Espírito Santo sopra em vós de um lado e do outro; o Seu sopro é como uma ribeira que corre em todas as direções e, por onde quer que corra esta ribeira, desabrocham e crescem árvores de fruto, com folhas que jamais murcham, antes são medicinais e todo o que as come é curado. Sim, o Meu Espírito Santo é uma fonte que dá a Vida, o Poder interior do Meu Reino, que faz discípulos da Sabedoria. O Meu Espírito Santo constrói, renova e embeleza; mas o embusteiro destrói e ameaça de morte tudo aquilo que é santo. Como é possível que vós não consigais perceber a luz deslumbrante do Meu Espírito Santo? Como a luz de sete dias num só, o Meu Espírito Santo brilha, hoje, no céu. Este Sinal do Filho do Homem, que hoje aparece no céu, não vos basta?” 



 
4.) QUARTO MISTÉRIO: A Assunção (2 Ap 2,11 )
“Meu Deus, meu Deus! Quem é aquela que se levanta como a aurora, luzente na penumbra como a estrela da manhã? Quem é aquela, mais bela que a lua, parecida com o sol e com um grande pórtico aberto no Seu Coração?”“É a Rainha do Céu, é a Minha Mãe e vossa Mãe, a mais fascinante das mulheres, bela como o Céu, radiante com a Minha Glória, única na Sua Perfeição, a Delícia da Minha Alma; é Aquela que mostra a Seus filhos como entrar no Meu Reino”






 
5.) QUINTO MISTÉRIO: A Coroação de Nossa Senhora no Céu (Ap 12,1 )
“Deixa que Eu lembre a todos, para além de tudo o mais, como Eu, o Senhor coroei Minha Mãe “RAINHA DO CÉU”
“Ela é a Mulher que traz as doze estrelas como coroa, na Cabeça, o Vaso da Minha Glória, Reflexo da Minha Luz Eterna; É Aquela, cuja Presença nos Meus Palácios ultrapassa, em brilho, todas as constelações juntas; Ela é o Vaso da Verdadeira Luz, do Verbo feito carne e que viveu no meio de vós; Ela é a Graça, n’A Graça, o mais Doce Cântico dos salmistas; Ela é o Tema do Meu Júbilo, Minha Honra e Minha Altivez